Backlinks: O que são?

Os famosos backlinks, muito conhecidos como os links de entrada e também como inbound links nada mais são do que um tipo de recursos de grande relevância para a otimização em sites. De maneira um pouco mais resumida, os backlinks são todas e qualquer ligação que algum site pode ter por meio de uma linkagem, em outras palavras, são aqueles links existentes em outras páginas que, de certa maneira, levam os seus leitores para uma outra página.

Mas, afinal, qual é a relevância dos Backlinks para os sites?

Os backlinks são, ainda hoje, considerados uma das ferramentas de maior valor, utilidade e importância quando o assunto é a melhora dos sites em se tratando de relevância para o SEO. A sua validade existe, principalmente, por conta dos dois efeitos capazes de causar dentro de um site, isto é:

  1. Levar tráfego para dentro de um site;
  2. Alavancar o posicionamento do site nos motores de busca.

O fato é que, na prática, quando um site é disponibilizado, mencionado no conteúdo de algum outro site, os leitores, possivelmente, irão acessar o link disponível, indicado na temática do site que menciona o segundo como referência.

Assim, o site que é mencionado termina por ter um aumento em seu tráfego como também melhora em relação a qualidade ou classe dos acessos, uma vez que o site o mencionou já tem um público qualificado e, portanto, passa este público a acessar o site referência.

Dessa maneira, por consequência, se um site faz linkagem para outro, esse ato trabalha de forma a dar crédito ao site destinatário. Isso acontece porque se alguém está fazendo linkagem para um segundo site, então, significa que este é confiável e que detém um bom conteúdo.

Por isso, a quantidade de backlinks é considerada uma indicação de popularidade e até de relevância deste site ou página. Vale ressaltar que este é um fator que o Google considera na hora de ranquear uma página na web.

É possível que se imagine que, a fim de tornar um site mais popular, então, é necessário que ele possua muitos backlinks. No entanto, para que os parâmetros realmente sejam conhecidos como importantes, não só podem existir, porém que as sugestões ou referências estejam ligadas às páginas que realmente tenham a ver com o assunto mencionado.

Caso isso não ocorra, os links não têm reconhecimento e podem até gerar punições frente ao seu posicionamento nos motores de busca (como Google, Bing e Yahoo, por exemplo). Os backlinks tanto são importantes quanto são técnicas de desenvolvimento de sites bem elaboradas.

Diferenças e categorias de Backlinks que existem

backlinks nofollow

Basicamente, existem duas categorias de backlinks, são eles: Dofollow e Nofollow. A distinção entre eles está na configuração a fim de que haja identificação pelos os motores de busca de maneira distinta.

DoFollow

Informa aos buscadores que o link pode ser indexado ao indicar que o site que o recebeu pode ser acessado pelo usuário. Se subentende que o link tem um tema/assunto de qualidade e se associa ao site de referência ou indicador.

NoFollow

Por sua vez, leva informação aos buscadores que o link não deve ser indexado. Ou seja, o link não possui importância ao conteúdo da página e, portanto, sua linkagem precisa ser rejeitada pelos buscadores.

Um exemplo prático de link NoFollow são aqueles presentes em fóruns como o Yahoo Respostas e em artigos de Blogs que adicionam o parâmetro Nofollow automaticamente a todos os comentários.

Texto Âncora – Palavras-chave no Backlink

Para dar maior efetividade aos backlinks, a aplicação de palavras-chave (keyword) é importante. Pois são elas que indicarão o assunto do site que indica o link para que haja correlação com o site indicado. O texto âncora é aquele clicável por meio do link e nele precisa conter a keyword que define bem o site que está sendo indicado.

Como critério à criação dos textos âncora, o Google usa algumas ferramentas que deliberam se os backlinks de determinado site são importantes ou não. Se uma página possuir em mais da metade de seus backlinks as keywords de larga relação ou a palavra específica que se relaciona ao título da página indicada, é provável que esta página seja interpretada como tendo baixa confiança, baixo crédito e, portanto, penalizada no ranqueamento Google.

Como exemplo: certa loja virtual destinada ao público masculino que tenha o seguinte título: “Cintos Masculinos de Couro”, possuir mais de 50% dos textos âncora idênticas a essa keyword, provavelmente o Google ficará em alerta e essa página perderá o posicionamento. Uma solução viável para o aprimoramento de sites para este exemplo é usar a variação de palavras-chave dos textos âncora: “cintos masculino” “cintos de couro para homem” e etc.

Atenção: é impossível exercer controle sobre todos os backlinks que um site recebe, desse modo, na otimização do site para os motores de busca, ao passo que a URL tiver keywords que se relacionem ao assunto do site, melhor será a aptidão de que outras páginas indiquem o site ao usar palavras-chave que se relacionem ao tema.

Ao otimizar um site, é necessário que muito cuidado seja tomado no momento de colocar backlinks de modo que eles não percam credibilidade por diferenças de conteúdo de suas palavras-chaves e muito menos deixem de ser indexados por se encontrarem na configuração de Nofollow.

Quais locais posso conseguir backlinks?

seo backlinks

Para obter novos backlinks, é necessário que o seu site ou página seja mencionado e possua linkagem através outras páginas que se relacionem ao seu tema. Como dito, o uso de link nos comentários dos fóruns seria em vão, afinal, essas plataformas categorizam os links automaticamente como Nofollow.

Como também não é favorável a compra de backlinks em grande quantidade, visto que o histórico de desenvolvimento de um site é considerado: uma página que, em um curto espaço de tempo ganha muitos backlinks é desconsiderada em sua importância pelos buscadores, pois entendem essa adição repentina como uma modificação não natural. Em contrapartida, existem maneiras de SEO eficazes de conquistar backlinks em um prazo menor de tempo. Tais como:

Diretórios de Artigos

Os diretórios de artigos são páginas em que ficam unidos inúmeros sites, alguns categorizados por nicho e outros misturados. Os diretórios são uma grande chance de se conquistar backlinks de forma simples e consistente.

Há diversos diretórios e, portanto, devem ser escolhidos os diretórios que são mais relevantes para o site, isto por conta de dois motivos principais:

1º – crescer a importância do seu site ao escolher diretórios de assuntos relacionados à ele;

2º – driblar a chance de sua página receber alguma penalização do Google por conta do aumento rápido de submissões. Um bom exemplo de diretório é o mastermoz.com.

Postagens em Blogs

o que são backlinks e para que servem

Outra forma eficaz de ganhar backlinks é por meio de postagens em blogs, através de Guest Posts que são textos escritos por si, mas para demais sites gratuitamente. Desse modo, você contribuirá para a temática de um blog e, simultaneamente, fazer a adição de um link que conduza para o seu site. Essa parceria funciona como uma espécie de investimento.

Assinaturas em Fóruns

Por fim, as assinaturas em fóruns. Ainda que os links nos fóruns sejam categorizados como Nofollow, há a vantagem da visibilidade que dará ao seu site.

Assim, muitas pessoas verão o link e as chances de ser acessado e citado nas demais páginas aumenta. Contudo, essa alternativa precisa que você tenha proatividade para participar em fóruns, e, dessa forma, escolhendo aqueles que têm temas que se associam com o conteúdo do site, visto que será onde estarão concentradas pessoas que, certamente, se interessaram pelo seu conteúdo.