Muitos empresários se perguntam “como fazer meu site aparecer no Google em primeiro?”. Eles sabem que a SEO é uma prioridade para que sua loja online ou página de serviços possa vender na Internet. Entretanto, muitas vezes eles não têm uma estratégia SEO clara ou não tomaram nenhuma medida para posicionar seu site.

Neste artigo queremos fazer uma série de recomendações para que o site de sua empresa apareça em primeiro lugar no Google. A primeira coisa é ficar claro que você precisa de uma estratégia de SEO, não pode realizar ações de posicionamento sem ficar claro para onde estamos indo, pois isso poderia ser contraproducente para seu negócio.

Definir as palavras-chave

como fazer para meu site aparecer em primeiro no google

O primeiro ponto é determinar as palavras-chave para as quais você quer se posicionar. Há algumas palavras-chave que têm mais concorrência do que outras, por isso devemos escolher muito bem. Por outro lado, há também algumas palavras-chave que têm muito poucas buscas. Aparecer primeiro no Google para esses resultados não nos traria muitas visitas.

As ferramentas mais recomendadas para determinar suas palavras-chave são SEMRush, KeywordTool.io e a barra de busca SEOMoz. Antes tínhamos o Adwords Keyword Planner (o famoso Planejador de Palavras-chave do Google Ads), mas as últimas mudanças que foram feitas na ferramentas têm um inconveniente. Agora você não pode ver exatamente quantas buscas uma palavra-chave específica tem, apenas os valores que ela oscila entre: 10-100, 100 – 1K, 1K – 10K, etc. Você consegue ver o volume exato de buscas de uma palavra-chave no Planejador do Google Ads se você for uma anunciante. Vale  pena o teste.

Nas duas ferramentas que mencionamos, você poderá ver as palavras-chave para cada palavra-chave. Estas ferramentas são pagas, mas são muito eficazes para determinar uma estratégia de SEO.

Como escolher as palavras-chave para seu site?

como aparecer no google

Se você quiser que seu site apareça primeiro no Google, deve estar claro que não deve se limitar a uma única palavra-chave, nem devemos nos concentrar apenas no posicionamento da página inicial. Você pode tentar posicionar seu website para uma lista de 2 a 10 palavras-chaves, por exemplo, e tentar posicionar não apenas a página inicial, mas também as páginas da categoria.

O ideal é escolher palavras-chave que tenham buscas suficientes, mas que não tenham muita concorrência. Na ferramenta SEMRush podemos ver a KW (Keyword Difficulty) para verificar se é muito difícil ou não classificar para essas palavras-chave. Por outro lado, na barra SEOMoz veremos dois elementos, o DA (Domain Authority) e o PA (Page Authority), que nos ajudarão a verificar o nível de dificuldade.

Cada SEO tem seus próprios métodos, mas a verdade é que quanto mais alto o DA das páginas que estão posicionadas nos primeiros 10 resultados do Google para essa palavra-chave, mais complicado será. Não faz muito sentido tentar classificar quando a grande maioria dos resultados tem um DA de 90 ou mais, pois seria enormemente complicado se não tivermos uma métrica semelhante.

Por outro lado, o número de buscas também é importante. Teoricamente, quanto mais pesquisas uma palavra-chave tiver, melhor, mas há alguns pontos a serem levados em conta.

  1. Quanto mais buscas, geralmente maior a concorrência e mais complicado é obter resultados. É melhor optar por um nível de pesquisas em torno de 2000-5000 por mês.
  2. É preciso levar em conta a localização dessas buscas. A partir da SemRush podemos ver os resultados da busca para o Brasil ou outros países separadamente. Também devemos nos concentrar na busca de locais onde as pessoas possam comprar nosso produto. Não adianta muito se posicionar para pesquisas no México se sua loja online só vende no Brasil e você não envia para o exterior.

Como otimizar sua página para essas palavras-chave?

Como fazer meu site aparecer no Google em primeiro

Para posicionar-se para certas palavras-chave, o que você tem que fazer é adaptar o SEO interno (OnPage) e melhorar o SEO externo (OffPage) de seu site.

A palavra-chave deve aparecer nas meta-tags (meta-title, meta-descrição, URL), pois é um fator que influenciará o posicionamento da página. A palavra-chave também deve aparecer nos textos e subtítulos do site. Devemos também incluir palavras relacionadas, para que possamos nos posicionar melhor em buscas similares. Além disso, é importante que nossas páginas sejam otimizadas para SEO em geral.

A outra área na qual devemos trabalhar para posicionar um website é a SEO OffPage ou SEO externo do site, da qual já falamos anteriormente. Trata-se de criar links de páginas de qualidade que apontam para seu site a partir de um artigo. Estes links ajudam a aumentar a autoridade de seu site e ajudam o Google a posicionar o site de sua empresa mais alto. Você pode comprar backlinks na home do nosso site.

Como fazer meu site aparecer em primeiro lugar no Google?

A partir dessa pergunta, o que você tem que fazer é otimizar e otimizar. Trata-se de conseguir que seu site tenha mais autoridade e mais e/ou melhores links do que os websites que aparecem primeiro no ranking do Google, bem como uma melhor otimização interna (OnPage).

Há também aspectos relacionados ao chamado SEO técnico e ao design de seu site, que podem influenciar se ele aparece em primeiro ou não.

Se você tiver escolhido as palavras-chave erradas, haverá momentos em que será praticamente impossível que seu site apareça em primeiro lugar no Google. Talvez você devesse se contentar, nesse caso, em aparecer no top 10 dos resultados do Google. No entanto, trata-se de encontrar a melhor combinação possível para receber o maior número possível de visitantes. A ajuda de um profissional em posicionamento para dispositivos de busca pode ser muito útil se você quiser que o site de sua empresa apareça em primeiro lugar no Google. Você quer atingir este objetivo? Convidamos você a entrar em contato com a gente agora.