Como profissional de marketing, você sabe que as palavras contam. Para além de serem uma ferramenta fundamental para criar e transmitir as suas mensagens, existem certas áreas do marketing digital em que as palavras se tornam decisivas.
Isso acontece no caso da estratégia de SEO, em que as palavras-chave se tornam a base para que o conteúdo que você cria tenha a recepção e o alcance que você espera.
Uma palavra-chave pode ser uma única palavra, mas hoje em dia geralmente se refere a combinações específicas de palavras. Eles são importantes porque os mecanismos de pesquisa respondem a eles, se você está se perguntando o motivo por trás disso, explicaremos em detalhes abaixo.
O que são palavras-chave?
Em SEO, palavras-chave são palavras ou frases que permitem que os mecanismos de pesquisa classifiquem o conteúdo e ajudem os usuários a encontrar resultados relevantes para suas consultas. Assim, ao pesquisar “quais são as hashtags populares do Instagram?” Os artigos aparecerão para a palavra-chave “hashtags do Instagram”.
As palavras-chave, como veremos adiante, desempenham um papel fundamental em diferentes estratégias de marketing. Quando começamos a aprender sobre SEO, ou otimização de mecanismos de busca, por exemplo, um dos assuntos mais falados é justamente as palavras-chave, como escolhê-las e a real importância que elas têm dentro das otimizações de conteúdo.
Dito isso, não é nenhuma surpresa que as palavras-chave sempre foram objeto de estudo. Alguns dizem que são os termos compostos por uma ou mais palavras; Outras pessoas dizem que são a maneira como as pessoas colocam suas perguntas nos mecanismos de pesquisa para obter uma resposta. O que é verdade é que, seja qual for o caso, as palavras-chave são uma ferramenta de pesquisa.
Ou, dito de outra forma, pense que todas as buscas na rede partem do uso de uma ou mais palavras para apresentar um problema ao buscador. Os profissionais de marketing, por sua vez, usam palavras-chave para direcionar essas pesquisas para seus sites. Ou seja: ao definir uma palavra-chave para determinada página, você estará indicando ao buscador que seu conteúdo contém a resposta para aquela pergunta específica, ou que trata daquele assunto.
Porém, hoje os buscadores transcenderam a literalidade e se tornaram especialistas em detectar a intenção de busca dos usuários sobre as palavras que utilizam para realizar suas buscas.
Assim, a intenção de busca por trás das palavras-chave deve ditar o tipo de conteúdo que você deve criar. Se a intenção de pesquisa por trás de um grupo de palavras-chave for informativa, escrever uma postagem no blog seria o ideal; Por outro lado, se a intenção de busca for transacional, desenvolver uma página de produto ou serviço parece um cenário mais adequado.
Seja como for, ao analisar palavras-chave para otimizar seu conteúdo, lembre-se de levar em consideração também a intenção de pesquisa por trás delas.
Para que servem as palavras-chave?
As palavras-chave, quando perfeitamente combinadas com o conteúdo que você cria, servem para aumentar a probabilidade de as pessoas visitarem seu site ou páginas da web para fazer uma consulta específica. Se uma empresa pretende sobreviver à transformação digital, não pode ignorar o impacto que o uso de palavras-chave traz na criação de seu conteúdo.
Para as empresas, palavras-chave significam a diferença entre ser encontrado, analisado, lido e potencialmente compartilhado – se o seu conteúdo realmente resolver a questão de por que uma pessoa decidiu clicar em sua página da web. Na internet, a concorrência para atrair visitantes é muito grande, por isso não basta apenas escolher um punhado de palavras-chave relevantes para o seu negócio e polvilhar seu conteúdo com elas. Você deve pensar estrategicamente nisso para se destacar e posicionar seu negócio.
Vamos ver agora várias de suas funções e algumas dicas para que você possa implementá-las o quanto antes em sua estratégia de SEO.
Para que servem as palavras-chave em SEO?
A coisa mais importante sobre palavras-chave em SEO é que elas tornam mais fácil para usuários ou clientes em potencial encontrar respostas úteis para suas perguntas. Por sua vez, um site otimizado para palavras-chave relevantes poderá posicionar-se melhor nos resultados dos motores de busca, o que se traduz num maior número de visitas e maiores vendas; Não importa se é uma página de recorte ou um software.
Para que a sua marca tire partido deste último elemento, é necessário que saiba adaptar as palavras-chave com base nos objetivos da estratégia de SEO que propõe, desta forma as palavras e a estratégia irão trabalhar em conjunto e trazer o o usuário mais próximo não só da resposta que procura, mas também do seu site e dos seus produtos ou serviços.
Mas para você conseguir esse trabalho conjunto de sua estratégia de SEO e palavras-chave, é fundamental que você conheça suas buyer personas, suas necessidades e as buscas que estão fazendo na internet. Esse aspecto é crucial, pois você está interessado em atrair visitantes que podem se tornar leads e clientes. Por isso, não escolha apenas palavras-chave com alto volume de pesquisa, mas também aquelas que podem ter menos volume, mas atrairão visitantes do seu interesse.
Assim, se você souber o que e como sua buyer persona está procurando, poderá desenvolver um esquema para sua estratégia com base em dados consistentes que evitarão o desperdício de recursos financeiros e capital humano. Do ponto de vista da palavra-chave, isso significa que você aprende a descrever o que sua marca oferece da forma mais clara possível, mas também o mais próximo de como os usuários podem descrevê-la.
Para que são usadas palavras-chave em campanhas pagas (PPC)?
Palavras-chave também são usadas ao criar campanhas de pagamento ou PPC. É importante saber onde a concorrência está te ultrapassando, para mudar sua estratégia ou abordagem, caso você tenha uma campanha no ar. Caso contrário, as palavras-chave serão usadas para criar anúncios que direcionam cliques para seu site, por meio de um lance.
Ao planejar uma campanha PPC, é uma boa ideia analisar a relevância das palavras-chave com base na sazonalidade. Assim você entenderá quais palavras-chave são mais utilizadas durante os meses do ano, principalmente no seu nicho.
Depois de identificá-los, você pode começar a estruturar seus anúncios. Aqui você deve analisar que tipo de anúncios seu concorrente usa e mostrar toda a sua criatividade para que as pessoas finalmente decidam clicar no seu anúncio.
Tipos de palavras-chave
A classificação das palavras-chave não é única. Na verdade, desde que os algoritmos de busca começaram a ser otimizados, a forma como entendemos e usamos as palavras-chave evoluiu. Esta é a razão pela qual existem vários critérios para agrupá-los; à medida que os hábitos de pesquisa são transformados devido a fatores como a integração de aplicativos de vídeo, áudio e bate-papo.
De qualquer forma, é importante conhecer e usar critérios para agrupar palavras-chave, por isso, para te ajudar, mostramos os rankings de acordo com os principais critérios.
- Por intenção de busca.
- Por extensão da palavra.
- De marca
- Por correspondência (não relevante para SEO, mas relevante para PPC)
1. Classificação de palavras-chave por intenção de pesquisa
O critério que classifica por intenção de busca é o mais amplo e depende inteiramente de quem faz a busca na rede. Por exemplo, um jovem pode procurar um videogame não apenas para saber o preço e comprá-lo, mas também para conhecer os requisitos do sistema e conhecer outras opções oferecidas pelo desenvolvedor.
As classificações de palavras-chave que se concentram na intenção de pesquisa são as seguintes:
Navegação: Existem duas formas de chegar ao portal web de uma marca: através do URL ou através de uma pesquisa num motor de busca. No segundo caso, intervém o Google ou o buscador que o usuário preferir usar — e é nesse momento que será conveniente para você aparecer nos primeiros resultados. Palavras-chave de navegação podem levar os usuários a uma primeira aproximação de sua marca, produto ou serviço.
Informação: Quando alguém quer saber algo sobre um assunto, basta fazer uma pesquisa e ver os resultados. Em geral, os três primeiros conteúdos captam a atenção dos usuários. Se você pertence a uma revista ou jornal, o principal motivo para querer aparecer nos primeiros resultados será gerar tráfego orgânico para seu site e aumentar seu prestígio como autoridade em informação. Você só conseguirá isso se ocupar os primeiros resultados nos buscadores graças a uma estratégia de SEO adequada e ao uso correto das palavras-chave da informação — que indicam que você está fornecendo o conhecimento que resolve as dúvidas pelas quais os usuários iniciaram a busca.
Pesquisa de negócios: vamos voltar ao exemplo do jovem fazendo pesquisa em um videogame. Sua busca pode ser informativa, mas também comercial, já que você está muito próximo de efetuar a compra. É nessa fase que você precisa aparecer nos primeiros resultados de busca para oferecer as informações comerciais necessárias. Dessa forma, você pode motivar os usuários indecisos a dar o próximo passo no ciclo de vendas. Para conseguir isso, você precisará garantir que as informações não estejam apenas disponíveis, mas também otimizadas com palavras-chave de pesquisa de negócios e com informações como estatísticas de mercado.
Transação: esta classificação busca posicionar você nos primeiros resultados para melhorar as oportunidades de realizar uma venda de produtos ou serviços. Para isso, utiliza palavras-chave que se referem à compra ou transação.
Usar critérios de palavras-chave com base na intenção de pesquisa significa que você se concentrará nas pessoas, em suas necessidades e afeições. Por conta disso, é possível que haja uma certa margem de erro na hora de analisar, criar sua estratégia e selecionar suas palavras-chave. Recomendamos que você faça uma consulta direta no Google ou Yahoo, por exemplo, e analise os resultados para determinar se o tipo de palavra-chave que você está usando está próximo do que os usuários estão digitando.
2. Classificação de palavras-chave por extensão de palavra
Os critérios de comprimento das palavras-chave vão desde uma única palavra —um substantivo é o mais comum— até uma frase de quatro ou mais palavras que é muito precisa. Dependendo do número de palavras que contêm, eles são classificados nas seguintes categorias:
Cauda curta: representam o maior volume de pesquisa do usuário, mas fornecem menos em termos de informações valiosas para o marketing.
Cauda média: seu volume de pesquisa é relevante: fornecem informações valiosas e mais específicas relacionadas a produtos ou serviços. Por exemplo, “videogames infantis” ou “montanhismo recreativo”.
Cauda longa: as palavras-chave de cauda longa são as mais específicas, embora em comparação com o volume de buscas das anteriores, estejam em último lugar. No entanto, devido à sua precisão, é possível integrá-los numa estratégia de SEO através de conteúdos valiosos (blog, vídeos, FAQs, e-books).
Como você pode ver, existe uma relação entre o volume de pesquisa e a precisão da pesquisa. A utilização desse critério de classificação vai te ajudar a equilibrar sua estratégia de conteúdo, para que através dela você gere o tráfego orgânico necessário para o seu site.
3. Classificação de palavras-chave por marca
O marketing de SEO suporta esse critério de classificação que vem do termo inglês branded/not branded. É muito útil conhecer os resultados da estratégia de conteúdo em buscas que incluam o nome de uma marca.
Existem apenas duas classificações com base neste critério:
Marca: se aparecer o nome de uma marca, são buscas de marca (branded).
Sem marca: se o nome de uma determinada marca não aparecer, são conhecidas como pesquisas sem marca.
Por que você deveria se importar em saber disso? Primeiro, demonstrar em números a presença da sua marca nas consultas na web; segundo, saber até que ponto os clientes associam um produto à sua marca: pesquisar “software” não é o mesmo que pesquisar “software Adobe”.
4. Classificação de palavras-chave por correspondência
Esse critério é útil quando sua estratégia envolve campanhas PPC (Pay Per Click) no Google Ads. Classifica as palavras com base no tipo de correspondência (ampla, frase, exata, negativa), que é um parâmetro definido pelo Google em sua plataforma. Os tipos de correspondência definem a precisão com que um usuário pesquisa – e isso determinará o quão bem seus resultados correspondem ao seu conteúdo com base na estratégia de conteúdo e na classificação que você usa.
As quatro categorias neste critério são as seguintes:
- Ampla: como regra geral, todas as palavras-chave têm correspondência ampla, portanto, correspondem a frases mais longas, palavras com erros ortográficos e muito mais. Isso garante que o conteúdo cubra qualquer pesquisa relacionada.
- Frase: esta classificação é semelhante à anterior, mas exclui sinônimos e palavras que possam estar no meio da frase definida.
- Exata: a correspondência exata suporta apenas pesquisas com as palavras-chave precisas, sem nenhuma adição. É muito útil quando você conhece os termos de pesquisa que geraram mais cliques no Google.
- Negativo: é usado para definir palavras-chave para as quais você não deseja exibir seus anúncios PPC, por isso evita pagar no Google Ads por consultas sobre produtos ou serviços que não oferece. Por exemplo, se você tiver uma loja de calçados somente para mulheres, convém colocar “homem” como uma palavra-chave negativa, para que seus anúncios não sejam exibidos para palavras-chave que contenham “homem” (exemplo: “comprar sapatos femininos “). homens”).
Exemplos de palavras-chave
Exemplos de palavras-chave em SEO
Agora que você já sabe o que é uma palavra-chave, gostaria de dizer como você pode usá-la na hora de definir sua estratégia de SEO.
Digamos que você venda livros usados e precise posicionar seu negócio na web por meio de uma estratégia de SEO. Quando um usuário pesquisa livros em segunda mão no Google, obtém 310 milhões de resultados. Seu site será encontrado em algum lugar desse mar de páginas; Por isso, é necessário que você trabalhe uma estratégia de palavras-chave para diferenciar sua oferta dos milhões de conteúdos disponíveis.
Você pode otimizar seu conteúdo para palavras de cauda longa, como “livros de segunda mão autografados por autores” ou “livros de segunda mão em perfeitas condições”. Dependendo do tipo de livro que você oferece, você pode até escolher palavras-chave como “livros médicos de segunda mão”.
A localização de sua loja ou área de entrega também pode ser útil na hora de definir suas palavras-chave: você pode otimizar seu conteúdo para termos como “livros usados Monterrey” ou “livros usados Espanha”.
Agora vamos pensar em um hotel. Este tipo de negócio estará localizado em um local específico, portanto uma das principais palavras-chave pode ser Ibiza ou Cancún. Nesse caso, sua estratégia de SEO pode incluir palavras-chave de cauda média, como “hotéis em Ibiza”, e também palavras-chave de cauda longa, como “onde ficar em Ibiza”.
Suponha que você decida usar um blog para sua estratégia, aí vai ser útil você usar palavras-chave de cauda longa porque são mais precisas e vão te ajudar a se diferenciar da concorrência; Alguns exemplos dessas palavras-chave são: “hotéis de ecoturismo em Ibiza” ou “vista espetacular no Caribe”.
Exemplos de palavras-chave em PPC ou campanhas de pagamento
Em campanhas PPC é comum encontrar diferentes tipos de palavras-chave. Temos, por exemplo:
- Palavras-chave de marca que incluem nomes de empresas, por exemplo: HubSpot, Amazon, Target;
- Palavras-chave de cauda curta, por exemplo: tênis de corrida, padaria, mudança. O problema com essas palavras-chave é que ainda não sabemos a intenção, ou seja: não há nada na busca que nos diga se a pessoa está procurando um par de sapatos ou se está procurando diferentes tipos de sapatos;
- Palavras-chave transacionais são aquelas que possuem intenção de compra forte e fraca. Desde que haja intenção de compra, pode-se dizer que é uma palavra-chave transacional, por exemplo: tênis de corrida Adidas ou serviços de mudança;
- As palavras-chave de localização, como o próprio nome indica, indicam uma localização geográfica. Eles são especialmente úteis para aqueles negócios que baseiam suas estratégias em um local específico, como: empresa de mudança perto de mim ou empresa de mudança em São Paulo capital;
- As palavras-chave de cauda longa abrangem palavras-chave que consistem em 4 ou 5 palavras, como: sapatos de maratona Adidas. As palavras-chave de cauda longa geralmente são altamente transacionais.
5 dicas para escolher palavras-chave
Dicas para escolher palavras-chave em sua estratégia de SEO
Por fim, para que você aprenda a escolher as palavras-chave que dão o melhor resultado em sua estratégia de SEO, recomendamos o seguinte:
1. Conheça os principais aspectos para escolher as palavras-chave certas
É importante que você use os critérios que mencionamos acima, mas também ajudará muito a cuidar da seleção que fizer com base nos seguintes aspectos principais:
- Relevância: a classificação do Google é baseada na relevância de suas palavras-chave para as buscas feitas pelos usuários. Para que seu site apareça dentro da classificação e se posicione em um bom lugar, você deve buscar que suas palavras-chave sejam o mais parecidas com as utilizadas pelos usuários. E, claro, você não deve esquecer de oferecer qualidade em seu conteúdo.
- Autoridade: Outro aspecto que influencia a classificação do mecanismo de pesquisa é a autoridade. Para que seu conteúdo e seu site se tornem sinônimo de autoridade, você deve cuidar para que haja qualidade no que faz e links para sites que forneçam informações valiosas e que ajudem a tirar todas as dúvidas que o usuário possa ter ao realizar sua busca.
- Volume: A última coisa que você precisa considerar é o volume de pesquisa para o qual você está alcançando as primeiras posições. Embora seja ótimo ver seu site nos primeiros lugares, se as palavras-chave para as quais ele classifica não acumularem um volume de pesquisa significativo, isso não ajudará muito. Aqui é importante que você se lembre.
2. Procure criar um equilíbrio entre palavras-chave de cauda curta e cauda longa
Essa dica vai te ajudar a se posicionar melhor, pois ao combinar e equilibrar os dois tipos de palavras-chave, você estará delimitando melhor o tipo de público-alvo e também descrevendo melhor sua marca, produtos e serviços — tudo isso sem limitar de forma exagerada fechando demais os termos com os quais você pode ser encontrado.
Então, por exemplo, se você está procurando por seu conteúdo para estar nos primeiros resultados para uma palavra-chave de cauda longa como “como escrever um post de blog”, você também pode selecionar palavras-chave de cauda curta como “post blog” ou “blogging” . Isso permitirá que você fique visível não apenas para quem deseja escrever um post, mas também para quem procura informações sobre como criar um blog ou simplesmente deseja iniciar um blog.
Se você não sabe como criar essa mistura ou equilíbrio, comece com uma lista de palavras genéricas; trabalhe nele até definir as palavras de cauda curta. Depois que essa lista estiver concluída, você poderá trabalhar nas palavras de cauda curta que o ajudarão a especificar o nicho que você está segmentando e as características únicas de sua marca e dos serviços ou produtos que você oferece.
3. Compare sua seleção de palavras-chave com as de seus concorrentes
Depois de selecionar as palavras-chave, é hora de comparar seu desempenho com o das empresas que competem com você. Você pode usar um software de análise de palavras-chave não apenas para revisar suas palavras-chave, mas também para descobrir a lista que seus concorrentes estão usando. Dessa forma, você pode incluir todas as palavras-chave para as quais acha que terão uma boa classificação – e isso pode incluir várias palavras-chave nas quais seus concorrentes aparecem.
Além disso, saber quais palavras-chave você compartilha com seus concorrentes ajudará você a trabalhar nas palavras-chave exclusivas de sua marca. Isso a longo prazo pode consolidar um terreno contra o qual seus concorrentes não conseguirão lutar, afinal provavelmente está baseado em uma ou mais vantagens competitivas que sua marca ou produto oferece. Para comparação e análise, você pode explorar várias ferramentas de palavras-chave até encontrar aquela que mais o convence.
4. Limpe sua lista de palavras-chave de tempos em tempos
Depois de um tempo, sua lista de palavras-chave provavelmente será muito longa, é hora de fazer alguma depuração. Idealmente, as frases exatas e palavras de cauda longa que implicam chamadas à ação, como “pedir em casa” ou outras que se referem a um lugar, como “adquira óculos de sol em Cartagena” permaneçam em sua lista.
Se você quiser usar uma ferramenta para aliviar esse trabalho, sugerimos usar o Google Trends e o Google Keyword Planner. Isso permitirá que você confirme que a relevância de suas palavras-chave ainda é válida ou, pelo contrário, descarte aquelas palavras que não estão mais em alta ou que você não usa mais.
Embora você precise ativar sua conta do Google Ads para usar o Google Keyword Planner, recomendamos que você o use, pois permitirá ver uma estimativa do volume e do tráfego de palavras-chave, além de poder marcar a seleção de palavras-chave palavras para eliminar.
Por sua vez, o Google Trends permitirá que você conheça as pesquisas atuais e acesse as projeções que farão com que você tenha uma visão completa e decida da maneira mais informada quais palavras-chave você deve eliminar e quais manter.
5. Adotar uma estrutura de conteúdo baseada na metodologia topic clusters
Clusters de tópicos referem-se a uma maneira específica de organizar sua arquitetura de conteúdo por silos de tópicos, que contêm diferentes palavras-chave que cobrem o mesmo tópico. Assim, um cluster de tópicos é estruturado por uma página pilar e uma série de posts associados a ela, que dão profundidade sobre o assunto em questão.
Esse tipo de arquitetura de conteúdo informa aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é amplo e profundo o suficiente e fornece à sua página principal a autoridade necessária para ter uma classificação mais alta na página de resultados de pesquisa.
Além disso, os clusters de tópicos permitem que os mecanismos de pesquisa entendam que existe uma relação semântica e relevante entre todas as postagens do blog que compõem um cluster específico, o que geralmente tem o potencial de resultar em melhores classificações orgânicas.
Dicas para escolher palavras-chave em sua estratégia de PPC
Como vimos anteriormente, as palavras-chave nas estratégias de PPC têm naturezas diferentes. Para escolhê-los para sua estratégia de anúncios pagos, é importante que você leve em consideração as dicas a seguir.
1. Faça a pesquisa relevante
As palavras-chave são essenciais em campanhas de PPC, portanto, selecioná-las não pode ser feita levianamente. Analise a natureza de cada um, ou seja, sua sazonalidade, concorrência, variação geográfica, entre outros, e aproveite-os para desenvolver suas campanhas.
2. Controle a experiência
Manter uma correspondência exata é uma boa maneira de controlar o que os consumidores podem ver ao procurar soluções online; no entanto, outros tipos de palavras-chave podem fornecer informações sobre variações de palavras-chave que as pessoas estão usando e que talvez você ainda não tenha descoberto. Possivelmente também haverá algumas palavras-chave que você deseja eliminar das pesquisas (correspondência negativa).
Ao criar suas campanhas, é importante levar em consideração todas essas nuances. Dessa forma, você saberá o que e o que seus clientes em potencial não estão vendo ao fazer uma pesquisa na Internet.
3. Não se esqueça dos dispositivos móveis
Uma alta porcentagem de buscas é feita por meio de dispositivos móveis. Isso torna especialmente importante que você leve em consideração o comprimento da palavra-chave, pois eles variam dependendo do dispositivo usado.
Lembre-se: o mais importante é que você pense como seus clientes. Comece respondendo às perguntas mais comuns e vá aprimorando gradativamente sua estratégia de SEO por meio de sucessivas análises de palavras-chave, crie uma lista com diferentes classificações de palavras-chave e fique atento para identificar se uma mudança é necessária ou adequada. que você está criando.
Especialista em tráfego Orgânico forcado em link building. Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia e em Licenciatura em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mais de 5 anos de experiência com SEO em projetos próprios e 3 anos trabalhando com link building em projetos de terceiros, obtendo excelentes resultados.