Se você já trabalha com marketing digital há algum tempo, é bastante provável que saiba da importância do Guest Post pago. Esse recurso criado para fazer com que um site ou blog se torne reconhecido na internet é uma das melhores ferramentas para ganhar notoriedade e alcançar uma boa audiência. Portanto, qualquer pessoa que trabalha nesse ramo faz uso do Guest Post pago para alavancar o seu site ou blog e melhorar as métricas em geral.
Através do Guest Post pago, você terá acesso a inúmeros benefícios, como trazer mais visibilidade para o conteúdo presente em seu domínio da internet, aumentar a visibilidade e até mesmo fazer com que o site se torne “amigável” às ferramentas de busca da internet. Portanto, o Guest Post pago consegue oferecer tudo isso e muito mais às pessoas que sabem utilizá-los da forma correta.
Nesse caso, é importante aprender um pouco mais sobre o Guest Post pago, o que ele é e como fazê-lo. Pensando nisso, nós resolvemos trazer este artigo justamente para falar mais sobre essa ferramenta de grande utilidade para o marketing digital. Logo, caso você queira aprender sobre ela e tirar todas as dúvidas sobre o seu funcionamento, recomendamos continuar a leitura a seguir.
O que é um Guest Post?
De forma simples, o Guest Post nada mais é do que um artigo publicado por uma pessoa em um blog ou site que não é seu, mas sim de uma pessoa com a qual firmou uma parceria. Em outras palavras, podemos dizer que o “post convidado” (como também é conhecido o Guest Post) é um post que você faz no site de outra pessoa. O principal objetivo por trás dessa prática é justamente alcançar públicos diferentes, melhorar a audiência do site e aumentar a sua visibilidade.
Tal prática possui um modelo que é bastante difundido nos sites e blogs da internet. Tal popularidade se dá principalmente devido ao fato de que o Guest post traz benefícios para ambas as partes, tanto para a pessoa que oferece um espaço no seu site quanto para aquela que escreve o artigo que será postado. Logo, é uma das melhores ferramentas para crescimento dos sites disponíveis na internet.
Para exemplificar como ocorre a prática do Guest post, imagine que você é dono de uma empresa que vende roupas Fitness. Nesse caso, você pode escrever artigos para serem postados em um site cujo conteúdo é predominantemente relacionado à academia. Isso porque as duas atividades se complementam e o público que costuma procurar por ela também é o mesmo.
Tipos de Guest Posts
Atualmente, existem dois tipos diferentes de guest posts. O primeiro deles é o Guest post gratuito. Já o segundo é o Guest post pago. Independente de qual seja a opção escolhida, é necessário que o conteúdo seja bem escrito e relevante para o público que terá acesso a ele. A seguir, você confere como cada uma dessas opções funcionam:
Guest Post gratuito
Se você não dispõe de recursos financeiros suficientes para custear formas de promoção do seu site, saiba que você pode publicar os seus textos em sites parceiros de forma totalmente gratuita. Nesse caso, é necessário desenvolver um bom relacionamento com os parceiros, tendo em vista que eles podem ajudar na hora de oferecer mais autoridade ao seu domínio através dos guest posts gratuitos.
Outra forma de conseguir um guest post gratuito é buscar alguns sites que realizam esse tipo de postagem. Ao fazer uma pesquisa rápida no Google, você encontra algumas opções disponíveis, que permitem aos convidados fazer guest posts gratuitos no site, desde que o conteúdo do artigo seja relevante e enriquecedor. Vale lembrar que alguns desses sites exigem o cadastro para que seja possível fazer o Guest post.
Guest Post pago
Antes de tudo, é necessário entender que comprar guest post é uma forma de aumentar as chances de que o seu site seja visto por mais pessoas. Trata-se de uma opção mais eficaz em relação ao guest post gratuito, uma vez que você pode escolher em qual site o seu texto será publicado, bem como verificar se aquele site ou blog condiz com o seu conteúdo e com aquilo que você está tentando alcançar.
Portanto, o Guest post pago nada mais é do que você pagar um determinado valor para que o seu artigo seja publicado em um site renomado. Isso faz com que ocorra um acréscimo significativo nas chances de ter mais visibilidade, uma vez que as páginas que vendem esse tipo de postagem costumam ser bem engajadas com o seu público, bem como são visitadas por milhares de pessoas todos os dias.
Essa estratégia costuma também trazer mais autoridade para o site que o artigo está direcionando. Isso porque, quanto mais domínios com autoridade mencionarem o site da pessoa que está pagando pelo Guest post, mas o Google irá entender que este site é de qualidade, fazendo com que ele ocupe o primeiro lugar nos mecanismos de buscas. Portanto, o Guest post pago é uma ferramenta poderosa no marketing digital, principalmente para quem está investindo no crescimento do seu domínio.
Vantagens do Guest Post pago
Além da audiência e da autoridade que já foram mencionadas anteriormente, o Guest post pago desempenha um papel de grande importância quanto a geração de engajamento, bem como o alcance de novos seguidores que irão consumir o conteúdo que o seu site oferece. Para as pessoas que escrevem os artigos, ela oferece inúmeros benefícios, abrindo os caminhos da ascensão profissional.
Dessa forma, podemos dizer que quanto mais Guest posts você tiver, maiores serão as chances de atingir um grande público que se interessa pelo segmento do seu site e daquilo que você oferece. Já para as pessoas que convidam os autores a trazerem conteúdos para o seu site, isso faz com que haja uma renovação do seu público, bem como uma diversidade de conteúdos para diferentes interessados. Logo, também será possível ganhar audiência e melhorar ainda mais a autoridade do site. Logo, como dito anteriormente, trata-se de uma técnica responsável por trazer benefícios tanto para a pessoa que convida quanto para a pessoa que escreve os conteúdos.
A seguir, você confere mais algumas excelentes vantagens que o Guest post pode oferecer:
Alcance maior de pessoas e novas audiências
Uma das maiores vantagens de escrever como convidado para os sites é justamente atingir novos públicos maiores e formados por pessoas que ainda não conhecem seu trabalho. Lembre-se, escrever para outros blogueiros sempre será uma forma de obter opiniões diferentes e que podem contribuir positivamente para um incremento no conteúdo que você escreve para o seu próprio site.
Além do mais, você será destaque em outras plataformas, o que aumentará sua visibilidade com novos públicos. Atrair novos públicos, além do que normalmente é necessário, com certeza aumentará o engajamento com os seus seguidores, que verão seus serviços à medida que a qualidade de suas postagens melhorar. Por sua vez, o site que recebe a postagem também utiliza o público de autores convidados, o que com certeza terá um impacto positivo no crescimento do seu blog.
À medida que esses novos públicos forem se tornando engajados, você poderá divulgar mais seus conteúdos e serviços, mas para isso, suas postagens devem ser de qualidade e acrescentar algo na vida dos leitores. Portanto, a partir de então, esses novos públicos podem acabar se interessando em saber mais sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.
Acréscimo no reconhecimento e na relevância no mercado
A criação de textos de qualidade fará com que seja possível trazer mais reconhecimento e notoriedade. Se você deseja obter mais relevância no seu nicho, saiba que o reconhecimento pelo conteúdo é uma das melhores formas de fazer isso. Nessa seara, o guest post pago surge como uma ferramenta capaz de fazer tudo isso e muito mais, seja para o criador do texto ou mesmo para o proprietário do site que permite a postagem.
A partir da publicação de textos com qualidade, sem dúvidas você conseguirá uma posição de influência no nicho, bem como tirar muito mais autoridade para tratar sobre determinado assunto. Como resultado, novas vendas ou contratos irão surgir com frequência para o seu negócio. Todos os frutos da boa escrita serão colhidos ao longo do processo, fazendo com que cada vez mais novos interessados se apaixonem por aquilo que estão lendo.
Melhora no posicionamento do site nos buscadores
As postagens de convidados (Guest posts) também podem ajudar indiretamente a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa. Isso acontecerá de duas formas distintas: comprando backlinks de qualidade de outros domínios e tendo mais conteúdo indexado. Essas duas opções são extremamente efetivas para alavancar a autoridade do seu site e se posicionar melhor nos buscadores.
Imagine que você produz conteúdo para blogs de autoridade em seu nicho que já possuem muito tráfego pago e tráfego orgânico. Assim que seu texto for publicado nesses blogs, ele será indexado mais rapidamente e terá maior probabilidade de aparecer na página inicial do Google. Portanto, você se beneficiará mais do potencial do tráfego orgânico e seu conteúdo será visto por mais pessoas. Também será muito benéfico para o dono do blog, que terá mais conteúdo de qualidade e mais tráfego orgânico para o site.
Nesse mesmo sentido, nos guest posts referidos, você pode adicionar um link de saída direcionado para o seu site ou blog. Portanto, parte da autoridade do domínio em que você publica conteúdo terá reflexos na autoridade do seu próprio site, fazendo com que tanto você quanto o dono do outro site ganhem com o guest post pago. Esse compartilhamento ajuda a aumentar a relevância do seu site junto aos mecanismos de pesquisa, fazendo com que o ranking nas SERPs também melhore com o tempo.
Além do mais, trabalhar com guest posts ajuda a conseguir novos links de forma natural e efetiva. Isso faz com que evite penalizações em relação aos mecanismos de pesquisa e traga diversos outros benefícios.
Aumenta o número de visitantes do site
A publicação de artigos valiosos e com qualidade em seu site por bons produtores de conteúdo naturalmente direcionará mais tráfego para seu blog ou site. O acesso pode ser feito compartilhando o conteúdo postado na rede social do autor que publica em seu site, o que trará um novo público para a sua plataforma. Assim, os seguidores daquela página irão se interessar pelo conteúdo e consequentemente clicar no link para ver mais informações sobre ele.
Com guest posts, você pode manter seu blog atualizado com conteúdo de qualidade de outros blogueiros, sem a necessidade de ter que ficar criando novos conteúdos com frequência, uma vez que eles serão provenientes das pessoas que querem fazer um post de convidado no site. É importante manter suas postagens consistentes, e nem sempre é fácil, principalmente para os novatos que estão começando no mundo do marketing digital.
Quanto ao autor convidado dos guest posts, ele também pode levar as pessoas ao seu site por meio de um link no próprio guest post, conforme mencionado anteriormente. Nesse caso, ao criar o texto, basta utilizar alguma palavra-chave para inserir o link de saída para o site de origem. Isso fará com que os leitores possam consumir o conteúdo e, se for de qualidade, acessarem o seu site para ver conteúdos semelhantes.
Ou você ainda pode receber visitas diretas de pessoas que curtiram seu texto e pesquisaram no site dele para saber mais informações sobre o autor daquele artigo. Portanto, é preciso considerar como o material será publicado, o escopo desejado e os objetivos com essa publicação, que podem estar em formatos diferentes.
Como fazer?
Agora que você já conhece mais sobre os Guest posts pagos e a sua importância no marketing digital, é importante descobrir como iniciar essa prática. Afinal, de nada adianta conhecer a teoria se não aprender na prática como a ferramenta funciona. Considerando todas as informações mencionadas anteriormente, reunimos algumas dicas que podem ajudar na hora de utilizar o Guest post pago. Abaixo, você confere algumas delas:
Defina as regras das publicações
O proprietário do site deve ter uma boa compreensão de todas as regras relativas ao seu blog. Para que servem os blogs, quem pode escrever, quem é o público, quais limites devem ser respeitados na criação do texto e outras regras importantes que devem ser aplicadas. É imprescindível que ambas as partes entendam e concordem com as regras antes de começar a troca de guest posts pagos ou gratuitos.
Manter sua identidade, enquanto permite que outras pessoas contribuam com seu site, é outro motivo para estabelecer diretrizes que devem ser cumpridas pelos autores que irão publicar no site ou blog como convidado. Além disso, garantir a qualidade do conteúdo e respeitar o tema do seu blog são outros motivos válidos para ter regras bem definidas e que ambos concordem.
Se você tem um blog sobre esportes, não quer ter um post sobre moda em seu site, por exemplo. Seguir as regras sobre o seu nicho é importante para o blog, evitando assim sair dele e perder o foco das postagens. Sair do seu nicho pode prejudicar a reputação do blog, bem como o que o autor está tentando vender. O autor tem que ter o cuidado de seguir todas as regras e escrever tudo corretamente.
Como já foi mencionado diversas vezes ao longo do texto, a qualidade do texto deve ser mantida no mais alto nível. Ela é importante para o posicionamento do site nos mecanismos de busca, assim como para trazer autoridade ao site, fazendo com que os leitores saibam que a pessoa por trás daquele conteúdo saiba exatamente aquilo que está falando.
Crie um bom planejamento
Ter um bom planejamento é uma dica que vale ouro para todas as áreas de nossas vidas, bem como na hora de produzir um guest post. Para que você consiga ter sucesso na parceria com o dono do site, é de suma importância se planejar para cumprir todas as etapas necessárias.
Inicialmente, você deve definir as regras, como já mencionamos a seguir, bem como quais serão os temas abordados. O próximo passo é criar um cronograma com todas as datas que serão publicados os artigos. A partir desse cronograma, o trabalho irá fluir da forma correta e será vantajoso não só para você, mas também para todas as partes que estão envolvidas na parceria.
Selecione links relevantes
Você deve escolher os links que usa com muito cuidado e não colocar muitos deles em seu artigo, pois isso pode prejudicar a percepção do público sobre seu texto. Essa percepção é decisiva na hora de manter o internauta lendo o texto. Isso porque a permanência dos usuários no site é considerado pelo Google na hora de avaliar a qualidade dos textos, portanto, bastante cuidado nos links.
Os links em seu texto devem estar relacionados ao que eles apontam, dando relevância para o leitor. Links que não se encaixam no artigo não devem ser incluídos, uma vez que haverá discrepância entre os conteúdos divulgados e os sites em que foram publicados. Logo, o leitor irá sair imediatamente do site e não continuará a leitura do artigo que foi direcionado de forma equivocada.
Adicionar muitos links em suas postagens ou links excessivamente pretensiosos faz com que seus leitores percebam isso e pode fazer com que você perca visibilidade e classificação para suas páginas. Os links em seu artigo devem ser usados corretamente, e não serem postos em grande quantidade. Isso é fundamental para obter uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.
Não use sempre o mesmo texto âncora, ou seus links parecerão SPAM. Use o texto âncora apropriado de acordo com sua estratégia de SEO e certifique-se de que o link vá para uma página relevante. Adotando essa estratégia, o Guest Post pago terá muito mais eficácia e atingirá com facilidade a finalidade para qual foi criado.
Poste apenas textos com qualidade e originais
Fazer um Guest post no site de outra pessoa não quer dizer que você precisa reciclar os seus conteúdos antigos para conseguir novas pessoas visualizando tais conteúdos. Nesse caso, você vai precisar criar conteúdos de qualidade e originais, que despertem o interesse das pessoas que visitam o site. Logo, utilizar links de postagens antigas pode não ser uma boa ideia.
De forma simples, podemos dizer que este post não é uma simples formalidade que deve ser cumprida pelos usuários, utilizando qualquer tipo de conteúdo que chame simplesmente a atenção do leitor. Todas as publicações utilizadas no Guest post devem ser de qualidade, focado no público específico e que ressalta todos os aspectos adequados ao site e ao conteúdo.
Fique de olho nos resultados
É importante que você fique atento e preste atenção nos resultados, uma vez que é necessário entender se a prática do Guest post pago está sendo vantajosa para o seu negócio ou site. Isso porque, a última coisa que você precisa é perder tempo e dinheiro em uma coisa que não oferece nenhum tipo de benefício para o seu site. Logo, identificar os resultados e analisar a sua efetividade é uma prática constante que deve ser mantida.
Para tanto, você pode selecionar algumas informações simples e básicas, analisando de forma pormenorizada cada uma delas, como é o caso do número de visitas provenientes do site em que você publicou o seu post de convidado, bem como o possível aumento do número de visitantes do seu site, o engajamento gerado pelas visitas e a quantidade de leads que foram obtidos. Todos esses relatórios devem ser analisados com atenção para fazer o monitoramento adequado.
Encontre sites relacionados ao seu nicho
Por fim, o último passo na hora de fazer um Guest post pago é encontrar um site que possua relação com o seu. Nesse caso, você deve fazer parcerias de acordo com o seu nicho de atuação. De nada adianta pagar pelos posts de visitantes em locais inadequados e que não possuem relação com o seu conteúdo, você estará jogando dinheiro fora. Logo, é importante visitar o site com antecedência e propor uma parceria com o proprietário.
Seguindo tudo que trouxemos nesse texto, você conseguirá boas parcerias, bem como fará Guest posts pagos da maneira certa, alcançando sucesso naquilo que se propôs a fazer.
Se você precisar terceirizar toda a estratégia de Guests Posts pagos, basta falar com a gente na nossa página de contato ou acessar a nossa home. Temos vários pacotes de Guests posts disponíveis. Um deles se encaixará para você!
Especialista em tráfego Orgânico forcado em link building. Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Artes pela Universidade Federal da Bahia e em Licenciatura em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mais de 5 anos de experiência com SEO em projetos próprios e 3 anos trabalhando com link building em projetos de terceiros, obtendo excelentes resultados.